segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gastronomia Histórica

"Gastronomia Histórica" foi o primeiro tema estudado na área de História no 2º semestre de 2009 pelo 4º ano de escolaridade do Colégio Carmo.
Os alunos investigaram a origem de alguns alimentos que faziam parte da alimentação dos primeiros povos brasileiros: índigenas, africanos e portugueses.
Após a pesquisa foi realizado um delicioso "Lanche Cultural", onde as crianças puderam provar deliciosos alimentos.
Alguns alimentos apresentados:

. BANANA - alimento muito consumido pelos índigenas tem a sua origem na Ásia e é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo.

Foi o alimento apresentado pelos alunos: João Gabriel Alves, Bernardo Goulart, Luíza Moura e Murilo Amaral Santos.


. MANDIOCA: alimento cultivado pelos índigenas, tem sua origem na Amazônia e é utilizada no preparo de vários pratos como o bolinho que foi trazido pelo aluno Rafael Cesário e pode ser consumida cozida ou fritinha como foi apresentada pelas alunas Mª Clara Amaral e Isabela Ramos.




. DOCES DE ORIGEM AFRICANA - deliciosos doces que faziam parte do cardápio dos africanos também foram lembrados no lanche como a cocada (Letícia Schelb) e a paçoca (Felipe Bittencourt). . FRUTAS - muito consumidas pelos indígenas , as frutas até hoje fazem parte do cardápio dos brasileiros . A laranja foi apresentada pela aluna Stella Poyares e o abacaxi pelo aluno João Pedro Barroso. . GUARANÁ - De origem índigena é um arbusto originário da Amazônia. O guaraná mais consumido em todo o mundo é o Antártica . Foi o que ficamos sabendo através da apresentação do aluno Igor Paes. . RABANADA E PÃO DE QUEIJO - feitos a base de ovos estão ligados a culinária portuguesa e fazem parte do cardápio dos brasileiros, foram as delícias apresentadas pelas alunas Júlia Moreira e Mª Eduarda Motta.


Parabéns turminha pela pesquisa e pelo capricho das receitas!!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Projeto Cartas - Vídeo

Trocar experiências é sempre muito bom!
Neste vídeo o aluno Igor Paes Henriques (4º ano de escolaridade- Colégio Carmo)
lê a carta enviada pela amiga Wessila Loureiro de Assis (6º ano 2 da E.M.Carmelita Guimarães)

Projeto Cartas - Vídeo

Foi muito emocionante ver a empolgação das crianças durante o Projeto!
Neste vídeo a aluna Suelen Prata Authoguia(6º ano 2 - E.M.Carmelita Guimarães) lê a carta enviada pela amiga Larissa de Almeida Ricci (4º ano de escolaridade- Colégio Carmo).

Projeto Cartas- Carta da aluna Larissa Almeida Ricci (Colégio Carmo)para a aluna Suelen Prata Athouguia (E.M. Carmelita Guimarães)


Cataguases, 29 de maio de 2009.

Olá Suelen!

Eu vou te chamar de Susu,tá? Achei muito fofo este apelido!

O meu aniversário é dia 28 de outubro. Eu vou fazer 10 anos.

Os meus cantores preferidos são os Jonas Brothers e os seus?

E você está fazendo muita bagunça ai?A maioria das vezes ,eu sou bagunceira mas tiro notas boas, espero que seja verdade que nós vamos nos encontrar dia 9/6/2009.

Eu vou dançar Festa Junina sim. A música Cintura Fina do Luíz Gonzaga. A nossa festa será dia 6/6/2009. Nós vamos dançar 2 músicas a 1ª é uma homenagem ao Folclore e a 2ª é a homenagem ao Luíz Gonzaga.

Quero saber se você vai dançar Festa Junina, se é bagunceira, se gostou do apelido que eu te dei e de quel banda você gosta!

Beijos de sua amiga,

LARISSA

Projeto Cartas - Carta da aluna Júlia Rodrigues Moreira (Colégio Carmo) para a aluna Dayana Mendonça Fernandes (E.M.Carmelita Guimarães)


Cataguases, 14 de maio de 2009.

Olá Dayana,

Como vai?
Qual é o seu time?

Tenho uma cachorrinha. Minha cachorrinha não é bagunceira, ela gosta de pular e vive debaixo da minha cama.

Tenho também uns passarinhos e tinha um peixe que já morreu.

Suas cartas foram e vão continuar sendo coladas em meu diário, minhas amigas acharam sua letra maravilhosa.

Não gosto muito de funk.

Beijos,

Júlia










Te adorei!

Projeto Cartas - Carta do aluno Bernardo Carvalho Goulart Féres(Colégio Carmo) para a aluna Débora de Souza Pereira


Cataguases, 15 de maio de 2009
Olá Débora,
Gostei muito se sua carta!
Eu estou estudando vários assuntos interessantes como : as grandes invenções,o ciclo da água, polígonos, aumentativo e diminutivo e também sobre a Dengue.
Beijos,
Bernardo

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Projeto :XÔ DENGUE! - 4º ano de escolaridade - Colégio Carmo




Nossa nota de agradecimento que foi publicada no Jornal Cataguases:


"Os alunos do 4º ano de escolaridade do Colégio Carmo e sua professora Luciana Carvalho de Sousa agradecem ao coordenador do Controle de Endemias ,Wallace George de Oliveira, e ao palestrante Edgar ,pela brilhante palestra da qual participaram no dia 5 de maio.
Na ocasião os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a Dengue e as formas de combatê - la,esclareceram sua dúvidas e ganharam brindes com o slogan da campanha "Fora Dengue".
Temos certeza de que esta palestra acrescentou muito a todos nós e nos comprometemos a ajudar no combate a Dengue em nosso município.Parabéns a Secretaria Municipal de Saúde pelo Projeto de Mobilização Social que tem sido feito e aos funcionários pela sua eficiência e disponibilidade."

Projeto Cartas - Escola Municipal Profª Carmelita Guimarães






Ao final de nosso projeto os alunos do 6º ano 2 da Escola Municipal Carmelita Guimarães foram convidados a fazer uma avaliação do Projeto e deixar registrada esta experiência em nosso blog.






Aluna: Vívian Rodrigues Santiago Paes



"Quando comecei a escrever, aqui na escola, as cartas achei um pouco chato ,mas depois que escrevi 3 cartas comecei a gostar de escrever estas cartas.

Comecei assim, como se estivesse me comunicando pessoalmente com a Luíza sem ter que escrever para ela. Cheguei a pensar que nunca ia conhecê-la porque demorou pra ir ao Carmo.

Mas chegou o dia de irmos , eu e meus colegas adoramos a escola, as brincadeiras, as conversas com as meninas de lá. A escola é enorme , nossa escola não chega nem aos pés dela porque a nossa é pública e a da Luíza é particular.

Achei a Luíza muito legal e muito simpática, tomara que a gente se encontre de novo, assim nós vamos ficar mais amigas do que já somos.

Adorei jogar queimada e em diverti muito , eu fiquei com vergonha da Luíza no dia do encontro ,vergonha de puxar assunto com ela mas foi bom porque ela é que começou a puxar conversa comigo."






Aluna: Ysabel Cristina de Oliveira Juvenal



"Eu gostei de ir ao Carmo porque fiz novos amigos. Eu gostei também de mandar cartas para a Letícia, porque em algumas coisas eu sou parecida com ela.Do Carmo o que mais gostei foi da capela, da quadra e da piscina."



Aluna: Wessila Loureiro de Assis


"Foi muito divertido, eu gostei de tudo, gostei muito do meu correspondente. O lanche foi muito bom, teve biscoitos, salgados,bolo. Nós brincamos de queimada e as meninas de lá não jogam nada!Gostei da casinha que tem lá, das crianças pequenininhas brincando, da sala de informática.Gostei de tudo lá!"


Essa galerinha é demais!!

Projeto Cartas - Carta da aluna Maria Eduarda Motta Oliveira( Colégio Carmo) para a aluna Larissa Rocha Garcia


Cataguases, 8 de maio de 2009.
Olá Larissa,
Eu amei sua carta! Agora vou te responder.Tenho várias amigas. Minha professora de História,Geografia, Português,Matemática, Literatura,Religião,Geometria e Artes é a linda,meiga,boa d ++++++++++++++++++ e legal, é a Luciana. A de dança e Ed.Física é a Graziela, a de Inglês é a Simone e de informática é o Magno.
Gosto de roupas coloridas. Estou no 4° ano de escolaridade.
Agora vou te contar algo muito interessante.
Nas aulas de História nós estudamos sobre os três povos que foram os primeiros habitantes do Brasil: portugueses,índios e negros.
Sobre os portugueses nós aprendemos que eles chegaram ao Brasil e queriam escravizar os índios e também que foram eles que trouxeram a língua portuguesa,cantigas de roda e várias comidas.
Sobre os índios nós aprendemos que eles foram os primeiros habitantes do Brasil e que trouxeram hábitos como o de tomar banho todos os dias e comer mandioca.
Sobre os negros aprendemos um pouco de sua cultura, festas,danças como a capoeira, e comidas como a feijoada e a cocada.
E você? O que está estudando em História?
Você usa cabelo preso ou solto? Você não me respondeu se tem apelido.
Beijos,
DUDA


domingo, 2 de agosto de 2009

Redescobrindo a Cidade - 4° ano de escolaridade - Colégio Carmo
















Nossa cidade : Cataguases foi o tema para iniciar o estudo da unidade de Geografia "Redescobrindo a cidade".





Através de uma gincana e da leitura do livro "TAPETE MÁGICO" pudemos aprender e apreciar as belezas de nossa cidade natal.





As crianças foram divididas em equipes e realizaram várias tarefas. A equipe vencedora foi a "verde", formada pelos alunos: Isabella Menta, João Pedro Barroso, Bernardo Goulart,Luíza Moura, João Marcelo Passos e Pedro Novaes.

Projeto Literário:O menino Leo e o poeta Noel - 4° ano de escolaridade - Colégio Carmo
















O livro "O menino Leo e o poeta Noel" de Neusa Sorrenti serviu como ponto de partida para desenvolver um projeto literário e também para o estudo da obra do compositor Noel Rosa.





No primeiro dia do projeto as crianças chegaram a sala e viram um ambiente montado com fotos de Noel,discos de vinil, objetos antigos e puderam ouvir um CD com gravações de músicas compostas por Noel Rosa que foram citadas no livro que iram ler.





Ao som das músicas de Noel,as crianças desenharam em cartazes tudo que ouviam na música e puderam então penetrar no mundo da boémia, do subúrbio e do cotidiano do poeta Noel.





Ao lerem o livro as crianças já tinham um certo conhecimento daquele universo o que foi muito enriquecedor.Qual não foi a minha surpresa ao ver que as crianças adoraram a música "Pierrô Apaixonado" e viviam pedindo para que eu colocasse o CD para que pudessemos cantá-la.





Foi um projeto de grande enriquecimento cultural para todos, com certeza!
Poemas inspirados na música "Conversa de Botequim" de Noel Rosa

POESIA:QUEM DIRIAS
AUTOR: Pedro Novaes Oliveira
Seu garçom me traga uma pizza
bem quentinha
e uma Coca geladinha,
Minha pizza é portuguesa
e quero uma mesa
perto da televisão
que eu vou assistir o Faustão.
POESIA:CONVERSA COM O GARÇOM
AUTORA: Letícia Schelb Reis
Seu garçom faça o favor,
de ouvir o meu pedido,
mas pegue o papel,
ele vai ser comprido.
Me traga uma pizza e uma Coca
batatas com mandioca
um copo de sorvete
e anote meu lembrete
Batatas com sal
mandioca de arraial.
A pizza de calabresa,
duas Cocas para esta mesa
Mas vá rápido!
Já terminei meu pedido!
POEMA: O que eu pedi para o garçom
AUTORA: Mª Clara A. Santos Ferreira
Uma picanha bem passada,
uma Coca
bem gelada,
De sobremesa
um petit gateu,
sobre a mesa
Chega a hora da conta
quando vi o total
pulei pra trás,
cento e noventa reais!






Culminância do Projeto Cartas - Colégio Carmo e Escola Municipal Prof.ª Carmelita Guimarães







Depois de trabalharmos a carta como gênero literário, com suas devidas características, partes e usos, os alunos do 6º ano 2 de escolaridade foram convidados a escrever uma carta para um colega, ainda incógnito, falando sobre suas características físicas e psicológicas, preferências, etc. e a fazer ao seu futuro correspondente perguntas de seu interesse.
No Instituto Nossa Senhora do Carmo, um aluno foi sorteado para ser o carteiro. Chegando de surpresa, ele distribuiu aleatoriamente as cartas. Assim, cada aluno passou a ter um correspondente fixo. Uma vez por semana eram escritas as cartas durante a aula de Língua Portuguesa e era também escolhido, em ambas as escolas, o carteiro que fazia a entrega das correspondências de modo muito criativo.
As cartas tinham às vezes tema livre e também assuntos sugeridos no programa como o que estavam estudando em História e a realização de nossa Festa Junina. Após a leitura silenciosa, os alunos faziam também uma leitura em voz alta das cartas para que pudesse ser trabalhada a oralidade e desenvoltura dos alunos.
Ao final do Projeto , no dia 30 de junho de 2009, realizou-se no Instituto Nossa Senhora do Carmo um encontro onde os correspondentes se apresentaram, passearam pelas dependências da escola e puderam interagir em uma tarde alegre através de jogos, brincadeiras e um lanche comunitário oferecido pela direção, pais e alunos do Instituto Nossa Senhora do Carmo.