quinta-feira, 25 de junho de 2009

Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?

Atividade 15

A) Você tem costume de usar o termo " composição "? Na época em que fizemos o "curso primário", nossas professoras nos pediam composições diariamente.Que palavras substituíram essa, que era certamente comum no tempo da infância do autor?

R = O termo "composição" coincidentemente fez parte de minha vida escolar também no "curso primário". Tínhamos o nosso "Caderno de Composição" e devo confessar que como sempre tive muita facilidade nesta área guardei comigo alguns destes cadernos.
Lembro-me de que naquela época elas geralmente eram voltadas para temas como os Dia dos Pais,Dias das Mães, Férias,Meu animal de estimação,etc. Nada que nos fizesse refletir ou opinar sobre muita coisa.
Depois o termo foi substituído por "Redação" e atualmente para "Produção de texto".
Apesar da mudança na nomenclatura o trabalho feito mudou pouco mas hoje já se cobra dos alunos uma visão mais pessoal e individual sobre os mais diversos temas e assuntos que o cercam cotidianamente.

B) Nesta capa, que elementos nos sugerem que se trata de textos "escritos por crianças"?

R = O próprio uso do termo "composição" sugere um texto infantil, os erros de português contidos na imagem, o uso da letra cursiva no título do livro, o desenho também voltado para o universo infantil.

C) Os elementos da capa o fazem ter expectativa de este livro ser "de humor", ou um texto teórico sobre questões da escrita da criança?

R = Em se tratando de Millôr Fernandes, através do uso de conhecimentos prévios de sua obra que é voltada para o humor e analisando a capa contendo erros ortográficos, já imagina-se que seja realmente uma sátira, um livro de humor.

D) Há dados que sugiram a você que o livro é "para crianças"?

R = Analisando bem a capa vemos que não, pois além de não haver nada escrito sobre Literatura Infantil, os erros da capa não seriam endereçados a alguém que ainda não domine totalmente a ortografia, pois assim não teria a função humorística, que é o objetivo da mesma.

E) Algum elemento desta capa o aproximaria ou o afastaria do livro?Por que?

R = Conheço muito da obra do escritor e inclusive, gosto muito deste gênero e do modo como Millôr o conduz .Então, o nome do autor já seria algo que me aproximaria do livro.

Um comentário: