ATIVIDADE 6
Observe a tirinha que ilustra como a compreensão de códigos desconhecidos pode se dar.
1 - Relacione o que o gato pensa no terceiro quadrinho ao miado do primeiro: foi usado o código língua portuguesa nos dois casos? Por quê?
R = Na tirinha o gato considera seu "miau" como língua portuguesa. No primeiro quadrinho o seu miado não é língua portuguesa mas nos demais quadrinhos quando aparecem suas falas o código empregado na escrita é sim,Língua Portuguesa.
2 - Justifique por que o gato foi compreendido.
R = O entendimento se dá pela situação, pelo contexto, a situação deve ser comum entre o gato e aquelas pessoas por isso há um entendimento e um significado para o miado.
3 - Por que o texto não é incoerente, apesar de mostrar um gato pensando em português?
R = Porque o texto pertence ao mundo textual, faz parte de uma tirinha onde ocorre a personificação dos animais. Além disso a sequência dos fatos na tirinha faz sentido.
domingo, 12 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom... o conceito de coerencia ainda precisa ser mais desenvolvida por nós, para darmos mais condições a nossos alunos...
ResponderExcluir