Atividade 1
Leia os três textos a seguir:
Leia os três textos a seguir:
TEXTO 1:
Poesia
Gastei uma hora pensando em um verso
que a pena não consegue escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.
Andrade,Carlos Drummond de . Alguma poesia.Rio de Janeiro,Record,2001.p.16
Texto 2:
Ah, sim, a velha poesia...
Poesia, a minha amiga...
eu entrego-lhe tudo
a que os outros não dão importância nenhuma...
a saber:
o silêncio dos velhos corredores
uma esquina
uma lua
(porque há muitas, muitas luas...)
o primeiro olhar daquela primeira namorada
que ainda ilumina, ó alma,
como uma tênue luz a lamparina,
a tua câmara de horrores.
e os grilos?
sim, os grilos?
os grilos são poetas mortos.
Entrego-lhe grilos aos milhões um lápis verde um retrato
amarelecido um velho ovo de costura os teus pecados as
reinvindicações as explicações - menos
o dar ombros e os risos contidos
mas
todas as lágrimas que o orgulho estancou na fonte
as explosões de cólera
o ranger de dentes
as alegrias agudas até o grito
a dança dos ossos...
Pois bem,
às vezes
de tudo quanto lhe entrego, a Poesia faz uma coisa que
parece que nada tem a ver com os ingredientes mas que
tem por isso mesmo um sabor total: eternamente esse gosto de nunca e
sempre.
Quintana, Mário.Nova Antologia. São Paulo,Globo,1981.p.92-93.
Texto 3:
Quando vem um vento forte elas
voam como aves, as folhas de papel,
como as folhas das árvores.Para
longe, onde não sejam lidas mais.
Antes estavam uma após a outra, 3,4,
5, na ordem.Agora só as 9 agora
entre 55 outras 13 folhas voadas 20
de outras 43 mesas agora 18 as letras
7 soltas agora sobre a 10 grama 62
da praça. Os pontos e as vígulas
espalhados como grãos de areia
sobre a praia.Agora pousadas nas
calçadas, de cara para a sola dos
sapatos, nas poças, agora estão
livres; as palavras
Antunes, Arnaldo.As coisas.São Paulo, Iluminuras,1982.p.81
ATIVIDADES:
a) Quais os prováveis leitores desses textos? A partir das informações oferecidas, onde foram publicados?
R = TEXTO 1: Pessoas que admiram poesia, alunos estudando literatura, poetas e escritores. Foi publicado no livro Alguma Poesia.
TEXTO 2 : Sendo o texto 2 um pouco mais profundo ,imagino que o leitor seja um admirador de poesia ou da obra do autor, professores e alunos universitários. Foi publicado no livro Nova Antologia .
TEXTO 3 : O texto 3 é bem moderno e atual ,apresenta uma linguagem intuitiva e deve ter como leitor um admirador da obra do autor, ou fãs curiosos que gostariam de conhecer um novo lado da obra do autor além é claro de poetas e escritores. Foi publicado no livro As coisas.
b) Qual a função do texto poético?
R = Função poética, trabalhando a expressividade para transmitir sensações,pensamentos e emoções do autor.
c) Qual o objetivo possível de poemas como esses? Justifique sua resposta, considerando a função do poema.
R = Os autores, através de diferentes formas estéticas, tem por objetivo narrar o seu processo criativo onde relacionam sua arte com a vida usando de emoções e outros elementos expressivos para agradar e atender a vários tipos de leitores.
d) Vamos refletir sobre a sua experiência pessoal como poeta. Você escreve poesia?Quando escreve?Já teve que escrever poesia, mesmo não acreditando-se poeta?Em que ocasião?
R = Confesso que já escrevi mais e tive mais habilidades para escrever quando a leitura e a escrita faziam mais parte do meu dia-a-dia. Pois com o tempo, ou melhor a falta dele, o trabalho e as preocupações de sempre ,só nos dedicamos a ler o que precisamos para nosso trabalho ou alguma capacitação extra e fui deixando de lado a leitura pelo prazer e com isso escrevo cada vez menos.
Na minha infância e adolescência estava sempre escrevendo algo sobre mim e sobre o que me passava pela cabeça no momento, tinha grande prazer em escrever e guardar meus poemas em cadernos que sempre relia e mostrava aos professores.
Houveram também ocasiões em que em um curso ou capacitação era convidada a escrever e com prazer passava as idéias para o papel mas, nem me lembro qual foi a última vez em que escrevi um poema.
e) Na sua opinião , como se planeja um texto poético?Quais as possibilidades de planejamento?Quais os passos que considera ou mesmo estretégias que utilizaria?
R = É importante levar em consideração que um poema é uma função expressiva individual, assim cada pessoa terá a sua forma de se expresar , de transmitir seus sentimentos e emoções em um texto poético. Porém, quando vamos propor um tema para a produção de um texto poético devemos antes ter uma preparação através do estudo não só de poemas mas também de outros gêneros literários com um determinado assunto para que, a partir de um ponto de referência as ideias venham a fluir em forma de poema.
f) Escreva um poema, mesmo que curto, seguindo os elementos da etapa de planejamento descritos na resposta ao item anterior.Anote novos elementos que não havia considerado na resposta anterior e que surgem quando tenta escrever um texto:
a) Quais os prováveis leitores desses textos? A partir das informações oferecidas, onde foram publicados?
R = TEXTO 1: Pessoas que admiram poesia, alunos estudando literatura, poetas e escritores. Foi publicado no livro Alguma Poesia.
TEXTO 2 : Sendo o texto 2 um pouco mais profundo ,imagino que o leitor seja um admirador de poesia ou da obra do autor, professores e alunos universitários. Foi publicado no livro Nova Antologia .
TEXTO 3 : O texto 3 é bem moderno e atual ,apresenta uma linguagem intuitiva e deve ter como leitor um admirador da obra do autor, ou fãs curiosos que gostariam de conhecer um novo lado da obra do autor além é claro de poetas e escritores. Foi publicado no livro As coisas.
b) Qual a função do texto poético?
R = Função poética, trabalhando a expressividade para transmitir sensações,pensamentos e emoções do autor.
c) Qual o objetivo possível de poemas como esses? Justifique sua resposta, considerando a função do poema.
R = Os autores, através de diferentes formas estéticas, tem por objetivo narrar o seu processo criativo onde relacionam sua arte com a vida usando de emoções e outros elementos expressivos para agradar e atender a vários tipos de leitores.
d) Vamos refletir sobre a sua experiência pessoal como poeta. Você escreve poesia?Quando escreve?Já teve que escrever poesia, mesmo não acreditando-se poeta?Em que ocasião?
R = Confesso que já escrevi mais e tive mais habilidades para escrever quando a leitura e a escrita faziam mais parte do meu dia-a-dia. Pois com o tempo, ou melhor a falta dele, o trabalho e as preocupações de sempre ,só nos dedicamos a ler o que precisamos para nosso trabalho ou alguma capacitação extra e fui deixando de lado a leitura pelo prazer e com isso escrevo cada vez menos.
Na minha infância e adolescência estava sempre escrevendo algo sobre mim e sobre o que me passava pela cabeça no momento, tinha grande prazer em escrever e guardar meus poemas em cadernos que sempre relia e mostrava aos professores.
Houveram também ocasiões em que em um curso ou capacitação era convidada a escrever e com prazer passava as idéias para o papel mas, nem me lembro qual foi a última vez em que escrevi um poema.
e) Na sua opinião , como se planeja um texto poético?Quais as possibilidades de planejamento?Quais os passos que considera ou mesmo estretégias que utilizaria?
R = É importante levar em consideração que um poema é uma função expressiva individual, assim cada pessoa terá a sua forma de se expresar , de transmitir seus sentimentos e emoções em um texto poético. Porém, quando vamos propor um tema para a produção de um texto poético devemos antes ter uma preparação através do estudo não só de poemas mas também de outros gêneros literários com um determinado assunto para que, a partir de um ponto de referência as ideias venham a fluir em forma de poema.
f) Escreva um poema, mesmo que curto, seguindo os elementos da etapa de planejamento descritos na resposta ao item anterior.Anote novos elementos que não havia considerado na resposta anterior e que surgem quando tenta escrever um texto:
R = POESIA HOJE E SEMPRE
A poesia está no ar,
no luar,
em todo lugar,
basta parar, pra pensar
e pronto
um poema já está a rolar
tudo a nossa volta
sugere um som,
uma palavra ,
um verso,
uma rima,
uma cor,
que nos motiva
e assim começamos a criar
e imaginar
um universo tão grande
que um dia pode acabar
e pensar que com um pequeno gesto
tudo podemos mudar
É só parar
pra pensar
e com os olhos de dentro
enxergar
que a beleza que vemos
prescisamos conservar
para que no mundo inteiro
vida e poesia
não venham a faltar.
Luciana Carvalho de Sousa / setembro -2009
"Ao escrever o poema acima promeiro pensei em falar somente sobre o processo de criação da poesia através da observação do espaço a minha volta , a medida que fui escrevendo já pensei em colocar algo mais atual e falar que tudo que observamos em nosso dia-a-dia e que nos serve de inspiração corre o risco de acabar neste incrível e rápido proceso de destruição do nosso planeta a que estamos assistindo impassivéis e analisar que será não só o fim da natureza mas também do ser humano e de tudo o que ele produz."
g) Anote novos elementos que não havia considerado nas resposta anteriores à escrita do poema e que surgiram quando tentou escrever nesse gênero:
R = Durante o processo de criação do poema ,mesmo não me preocupando tanto com o uso deste recurso, foram surgindo várias rimas ,que acabei usando e isto me fez lembrar a preocupação que nossos alunos tem quando lhes é sugerida a escrita de um poema, se haverá necessidade de rimas que hoje, em tempos de modernismo, não são necessárias mas que, em minha opinião, dão mais riqueza e sonoridade aos versos mesmo que sejam versos livres.
h) Você notou alguma diferença entre às duas respostas?Se sim, a que atribui a diferença ?
R = Na primeira resposta preocumei-me mas com o processo de criação usado e na segunda em analisá-lo esteticamente.
i ) Você desenvolve atividade de produção de poemas com seus alunos?Como os ensina a produzir utilizando esse gênero?A seguir, descreva, brevemente, que atividade de leitura e escrita desenvolve com eles nessas ocasiões>
R = No meu trabalho com meus alunos estou sempre propondo a produção de diversos gêneros textuais a partir do tema em estudo, da proposta do livro didático, de projetos desenvolvidos pela escola ou institucionais, projetos sugeridos pelos alunos,etc.
Sempre procuro antes de chegar ao momento da produção, explorar bastante vários formas de expressão para que o aluno se ambiente com o tipo de texto que terá que produzir e as tome por base para seu trabalho.
No nosso último trabalho trabalhei com dois poemas curtos "Uma dúzia de coisinhas à toa que deixam a gente feliz"(Otávio Roth) e "Coisas"(Maria Dinorah) e após leitura silenciosa, declamação, interpretação oral e escrita surgiram poemas muito bem elaborados por crianças do 6º ano de escolaridade de uma das escolas na qual trabalho com Língua Portuguesa.
É muito importante nesse processo partir de coisas simples, da vivência da criança para que ela se expresse com clareza e prazer.
Vejam alguns exemplos:
g) Anote novos elementos que não havia considerado nas resposta anteriores à escrita do poema e que surgiram quando tentou escrever nesse gênero:
R = Durante o processo de criação do poema ,mesmo não me preocupando tanto com o uso deste recurso, foram surgindo várias rimas ,que acabei usando e isto me fez lembrar a preocupação que nossos alunos tem quando lhes é sugerida a escrita de um poema, se haverá necessidade de rimas que hoje, em tempos de modernismo, não são necessárias mas que, em minha opinião, dão mais riqueza e sonoridade aos versos mesmo que sejam versos livres.
h) Você notou alguma diferença entre às duas respostas?Se sim, a que atribui a diferença ?
R = Na primeira resposta preocumei-me mas com o processo de criação usado e na segunda em analisá-lo esteticamente.
i ) Você desenvolve atividade de produção de poemas com seus alunos?Como os ensina a produzir utilizando esse gênero?A seguir, descreva, brevemente, que atividade de leitura e escrita desenvolve com eles nessas ocasiões>
R = No meu trabalho com meus alunos estou sempre propondo a produção de diversos gêneros textuais a partir do tema em estudo, da proposta do livro didático, de projetos desenvolvidos pela escola ou institucionais, projetos sugeridos pelos alunos,etc.
Sempre procuro antes de chegar ao momento da produção, explorar bastante vários formas de expressão para que o aluno se ambiente com o tipo de texto que terá que produzir e as tome por base para seu trabalho.
No nosso último trabalho trabalhei com dois poemas curtos "Uma dúzia de coisinhas à toa que deixam a gente feliz"(Otávio Roth) e "Coisas"(Maria Dinorah) e após leitura silenciosa, declamação, interpretação oral e escrita surgiram poemas muito bem elaborados por crianças do 6º ano de escolaridade de uma das escolas na qual trabalho com Língua Portuguesa.
É muito importante nesse processo partir de coisas simples, da vivência da criança para que ela se expresse com clareza e prazer.
Vejam alguns exemplos:
COISAS
AUTOR:Rodolfo Gonçalves de Oliveira
Coisas boas:
macarronada, abacaxi
banana e pêssego
Coisas lindas:
músicas, cinema
e teatro
Coisas de todos:
cidade, alegria
e paz
Coisas de poucos:
riqueza, dinheiro,
amigos
AUTOR:Rodolfo Gonçalves de Oliveira
Coisas boas:
macarronada, abacaxi
banana e pêssego
Coisas lindas:
músicas, cinema
e teatro
Coisas de todos:
cidade, alegria
e paz
Coisas de poucos:
riqueza, dinheiro,
amigos
POESIA : O EU FELIZ
AUTORA : Larissa Rocha Garcia
A felicidade entra em nosso coração
por pequenos motivos
Às vezes por coisas sem razão
Acordar com o sol raiando no rosto
ganhar um presente
que você sempre sonhou ter
ou até mesmo alguém ficar grudado em você
Às vezes nós ficamos felizes por grandes motivos
Porque a felicidade se espalha
por todo nosso corpo nos deixando felizes
Porque nós temos amigos,temos família
e o melhor de tudo é que nós temos
a felicidade no nosso coração.
AUTORA : Larissa Rocha Garcia
A felicidade entra em nosso coração
por pequenos motivos
Às vezes por coisas sem razão
Acordar com o sol raiando no rosto
ganhar um presente
que você sempre sonhou ter
ou até mesmo alguém ficar grudado em você
Às vezes nós ficamos felizes por grandes motivos
Porque a felicidade se espalha
por todo nosso corpo nos deixando felizes
Porque nós temos amigos,temos família
e o melhor de tudo é que nós temos
a felicidade no nosso coração.

(Aluna Larissa Rocha Garcia - 11 anos - Escola Mul. Profª Carmelita Guimarães -Cataguases-M.G)
Parabéns... como é bom perceber o resultado de nossos alunos... e a vontade que têm de aprender....Parabéns!!!
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