domingo, 18 de outubro de 2009

Gestar II - Unidade 22 - Atividade 3

Atividade 3
1 - Escreva sobre uma experiência engraçada da sua vida de estudante.
R = No meu primeiro dia de aula ,já na 8ª série em uma nova escola ,fui mandada para fora da sala de uma maneira engraçada, pois na verdade fui mal interpretada pelo meu professor!
Este professor era muito rígido, tinha muita disciplina mas tinha um jeito meio ríspido de tratar os alunos e não admitia chicletes em suas aulas.
Quando me virei para conversar com uma colega ela tinha acabado de estourar uma bola de chicletes e ficou com o chicletes agarrado na cara. De repente tive um acesso de riso , e é sempre assim, quando eu começo não consigo me controlar, o professor ao me ver rindo descontroladamente veio perguntar:
- Você está rindo de mim ou para mim?
E nem quis saber de mais nada me colocou pra fora da sala e lá fui eu chorar nos corredores da minha nova escola e logo no primeiro dia!

2 - Escreva um texto sobre a sua história como educadora, como surgiu a motivação, como se sentiu e argumentou, justificando as suas escolhas. Vamos, porém , antes de escrever o texto em si planejá-lo.

a) Leia atentamente o que está sendo pedido. Quais os itens que estão sendo requisitados pelo comando?

R = A escrita de um texto auto biográfico, surgimento de interesses, escolhas e justificativas das escolhas feitas.

b) Considere a função e o objetivo do texto.

. função - referencial
. objetivo - narrar uma história pessoal e desenvolver argumentos sobre as escolhas feitas.

c) Liste dois ou três eventos e tópicos que poderiam ser parte deste texto:

. Curso de Magistério
. Estágio do curso de Magistério
. Uma escolha consciente

d) Defina alguns elementos essenciais ( época,ou idade que tinha, onde aconteceu, quem estava envolvido, como começou, etc. ) para narrar cada um dos eventos e tópicos listados.

. Época - anos 80
. Idade - 17 anos
. Onde aconteceu - Cataguases / M.G.
. Como começou - durante o estágio supervisionado do curso de Magistério


e) Adicione ideias que possam justificar os eventos e tópicos que escolheu
. Período de estágio
. Observação do trabalho de alguns profissionais
. Período de escolhas
. Considerações sobre a escolha

f) Revise o que escreveu até agora e veja se há novas informações. Adicione-as:
. Local de estágio
. Escola
. Início do trabalho
. Motivo da escolha

g) Escolha os eventos e tópicos que vai utilizar e numere as informações, construindo uma primeira versão da sequência do texto:

R = Minha escolha profissional se deu nos anos 80 quando cursava o curso de Magistério no Instituto Nossa Senhora do Carmo.
Até aquela data várias profissões já haviam passado pela minha cabeça mas, naquela idade , já com a consciência das condições sócioeconômicas de minha família , comecei a perceber que ao terminar o curso teria que começar a trabalhar se quisesse fazer uma faculdade e durante o período de estágio comecei a me encantar com a tarefa de educar, principalmente crianças , que confesso que até hoje é o segmento da educação que mais me atrai.
Observei durante meu estágio, bons e maus profissionais e confesso que uma professora da classe de alfabetização ( o atual 1 ºano de escolaridade) foi o meu espelho durante todo este tempo de trabalho.
Adoro meu trabalho, faço-o com prazer e hoje não consigo me imaginar fazendo outra coisa.

Um comentário: