Atividade 16
Temos um texto publicitário típico. Publicado na Pais & Filhos, dirige-se claramente ao leitor da revista - aos pais ( e talvez mais às mães ), falado, naturalmente das crianças, os "invasores".
Com o objetivo de um texto desse gênero é seduzir o leitor para "tomar uma decisão" - aqui, a compra , obviamente - o jogo da imagem com o texto verbal deve ter uma organização capaz de convencer os leitores. Nestes textos, que podemos chamar de mistos ,devemos ter o mesmo cuidado para ler o verbal e o não-verbal. Seus autores têm uma intencionalidade , ao usar juntos signos diferentes.Vamos, então à análise:
A- Como se entrelaçam texto e imagem?Entre os três blocos de texto verbal, que imagens aparece?
R = As duas imagens intercalam os blocos de textos verbais. Na primeira, vemos pessoas encobertas por lençóis. Na segunda, aparece o "invasor" uma criança do sexo masculino.
B - Quando falamos em acabar com invasores, imaginamos o extermínio de inimigos, que inicialmente estão sempre escondidos. O que há de interessante no caso dessa "receita"?
R = Neste texto , não se pretende "matar" invasores, mas sim ocupá-los fora do quarto dos pais com atividades educativas que o farão se desenvolver mais.
C - A posição em que é tomada a primeira foto é muito interessante.Por quê? Que relação ela tem com a primeira frase?
R = NA foto podemos identificar dois pés adultos a mostra sob os lençóis e ,entre eles, a um "montinho" escondido ou seja o "invasor" citado no texto que vem a ser o filho do casal.
D - O objeto salvador, sugerido na receita, não é um Lego qualquer. Como é ele e que importância tem isso para se ficar livre dos invasores?
R = É um Lego duplo, o que dá a impressão de que a criança ficará um bom tempo montando seu brinquedo e isso a distrairá deixando sossegados os pais.
E - Por que os pais vão poder "relaxar", comprando Lego Duplo?
R = Lego é um brinquedo educativo que trabalha a inteligência da criança, além de não ter contra-indicação e nem peças que podem ser engolidas.Quer dizer: os pais podem ficar despreocupados por mais tempo na cama.
F - A idade das crianças tem alguma importância neste anúncio?
R = Sim, o brinquedo é adequado para a faixa de um ano e meio a cinco anos de idade.
G - Observe o invasor descoberto: que características sua carinha sugere?
R = De que se trata de uma criança saudável, esperta e" levada".
H - Como os fabricantes sugerem que o brinquedo pode atender a diferentes gostos e idades?
R = Através da indicação da faixa etária e da informação que ele desenvolve habilidades e a criatividade na fase pré-escolar.
I - Onde se apresenta a sugestão de compra e de que forma?
R = Logo abaixo da imagem do texto e através do texto verbal persuasivo "leva logo Lego"
J - Por que, junto à palavra "duplo", há a figura de um coelho?
R = Provavelmente porque o coelho é o símbolo da marca e devido a sua característica multiplicativa abundante.
L - A clara divisão das cores, na propaganda, sugere-lhe algo?
R = Sim. Primeiramente a divisão dos dois ambientes , o do quarto do casal e da criança e depois a pretende mostrar que com Lego tudo fica mais colorido,atraente e divertido com o objetivo de impressionar a criança que é o alvo do anúncio.
M - Você acha que a linguagem verbal tende ao formal ou ao informal? Justifique.
R = A linguagem tende ao formal pois, o anúncio apesar de ser de brinquedo infantil será lido pelos pais das crianças e deve conter uma linguagem mais adequada ao mundo adulto quando dá as informações técnicas do brinquedo,apesar de apresentar também uma linguagem informal no slogan "Leva logo Lego".
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom... parabéns Luciana!!!!
ResponderExcluir