segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Gestar II - Unidade 2 - Atividade 16

Atividade 16
Temos um texto publicitário típico. Publicado na Pais & Filhos, dirige-se claramente ao leitor da revista - aos pais ( e talvez mais às mães ), falado, naturalmente das crianças, os "invasores".
Com o objetivo de um texto desse gênero é seduzir o leitor para "tomar uma decisão" - aqui, a compra , obviamente - o jogo da imagem com o texto verbal deve ter uma organização capaz de convencer os leitores. Nestes textos, que podemos chamar de mistos ,devemos ter o mesmo cuidado para ler o verbal e o não-verbal. Seus autores têm uma intencionalidade , ao usar juntos signos diferentes.Vamos, então à análise:

A- Como se entrelaçam texto e imagem?Entre os três blocos de texto verbal, que imagens aparece?

R = As duas imagens intercalam os blocos de textos verbais. Na primeira, vemos pessoas encobertas por lençóis. Na segunda, aparece o "invasor" uma criança do sexo masculino.

B - Quando falamos em acabar com invasores, imaginamos o extermínio de inimigos, que inicialmente estão sempre escondidos. O que há de interessante no caso dessa "receita"?

R = Neste texto , não se pretende "matar" invasores, mas sim ocupá-los fora do quarto dos pais com atividades educativas que o farão se desenvolver mais.

C - A posição em que é tomada a primeira foto é muito interessante.Por quê? Que relação ela tem com a primeira frase?
R = NA foto podemos identificar dois pés adultos a mostra sob os lençóis e ,entre eles, a um "montinho" escondido ou seja o "invasor" citado no texto que vem a ser o filho do casal.

D - O objeto salvador, sugerido na receita, não é um Lego qualquer. Como é ele e que importância tem isso para se ficar livre dos invasores?

R = É um Lego duplo, o que dá a impressão de que a criança ficará um bom tempo montando seu brinquedo e isso a distrairá deixando sossegados os pais.

E - Por que os pais vão poder "relaxar", comprando Lego Duplo?

R = Lego é um brinquedo educativo que trabalha a inteligência da criança, além de não ter contra-indicação e nem peças que podem ser engolidas.Quer dizer: os pais podem ficar despreocupados por mais tempo na cama.

F - A idade das crianças tem alguma importância neste anúncio?

R = Sim, o brinquedo é adequado para a faixa de um ano e meio a cinco anos de idade.

G - Observe o invasor descoberto: que características sua carinha sugere?

R = De que se trata de uma criança saudável, esperta e" levada".

H - Como os fabricantes sugerem que o brinquedo pode atender a diferentes gostos e idades?

R = Através da indicação da faixa etária e da informação que ele desenvolve habilidades e a criatividade na fase pré-escolar.

I - Onde se apresenta a sugestão de compra e de que forma?

R = Logo abaixo da imagem do texto e através do texto verbal persuasivo "leva logo Lego"

J - Por que, junto à palavra "duplo", há a figura de um coelho?

R = Provavelmente porque o coelho é o símbolo da marca e devido a sua característica multiplicativa abundante.

L - A clara divisão das cores, na propaganda, sugere-lhe algo?

R = Sim. Primeiramente a divisão dos dois ambientes , o do quarto do casal e da criança e depois a pretende mostrar que com Lego tudo fica mais colorido,atraente e divertido com o objetivo de impressionar a criança que é o alvo do anúncio.

M - Você acha que a linguagem verbal tende ao formal ou ao informal? Justifique.

R = A linguagem tende ao formal pois, o anúncio apesar de ser de brinquedo infantil será lido pelos pais das crianças e deve conter uma linguagem mais adequada ao mundo adulto quando dá as informações técnicas do brinquedo,apesar de apresentar também uma linguagem informal no slogan "Leva logo Lego".

Um comentário: