domingo, 22 de novembro de 2009

Gestar II - Unidade 6 - Atividade 1

TEXTO: Parceria

AUTORA: Stela Maris Rezende

Atividade 1

A - Com relação à troca de bilhetes, em sala de aula, responda:

a) Você acha verossímil a situação apresentada?

R= Sim, ela faz parte do cotidiano escolar e é muito comum. Confesso que eu mesma já troquei bilhetinhos durante as aulas com minhas amigas quando a aula era de professores mais severos.

b) Os bilhetes tratam de vários assuntos. Quais são eles?

R = Tratam de várias questões que fazem parte do cotidiano das garotas como : família, ambiente escolar, sonhos, aspirações das meninas.

c) Os assuntos dos bilhetes vão e voltam, ou mudam de rumo com frequência. Parecem desalinhavados. Você vê algum motivo para que eles se apresentem desta maneira?

R = Os assuntos realmente não são muito alinhavados pois são interrompidos pelo andamento da aula , pelos movimentos do professor e também pelos pensamentos das duas alunas que mudam de acordo com a aflição do momento, coisa típica de adolescentes que pensam em várias coisas ao mesmo tempo.

d) Os sentimentos e comentários das alunas sobre os professores são verossímeis?

R = Sim. Elas demonstram mais afinidade com uns do que com outros, em função até mesmo de sue interesse pelas disciplinas que lecionam ou de gostos pessoais.

B - Indique abaixo traços regionais da linguagem de adolescentes.

R = No texto as adolescentes usam expressões bem regionais como: carecer, prosear,entibiada, dever de.

C - Indique, agora, traços do registro informal dos bilhetes.

R = O uso de formas abreviadas como "tá", formas como "facinho", o vocativo "sua boba", iniciam períodos com pronome átono, misturam os pronomes de tratamento (você e tu).

D - Se você pegasse os bilhetes de duas alunas, você corrigiria a linguagem deles? Justifique.

R = Não, pois se trata de uma linguagem informal onde eles se comunicam usando uma linguagem própria e não estão sendo avaliados.

E - As adolescentes apresentam duas paixões literárias.

a) Qual o resultado dessa paixão , na vida das duas?

R = Ambas desejam ser escritoras.

b) Que relação há entre a paixão e o nome delas?

R = Os nomes lembram as escritoras preferidas : Célia/Cecília e Clara/ Clarice.

c) Como você justificaria o título do conto?

R = O título sugere a relação de amizade, confiança e companheirismo entre as duas que também lembra a vida artística em que é comum haverem parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário