domingo, 2 de agosto de 2009

Projeto Literário:O menino Leo e o poeta Noel - 4° ano de escolaridade - Colégio Carmo
















O livro "O menino Leo e o poeta Noel" de Neusa Sorrenti serviu como ponto de partida para desenvolver um projeto literário e também para o estudo da obra do compositor Noel Rosa.





No primeiro dia do projeto as crianças chegaram a sala e viram um ambiente montado com fotos de Noel,discos de vinil, objetos antigos e puderam ouvir um CD com gravações de músicas compostas por Noel Rosa que foram citadas no livro que iram ler.





Ao som das músicas de Noel,as crianças desenharam em cartazes tudo que ouviam na música e puderam então penetrar no mundo da boémia, do subúrbio e do cotidiano do poeta Noel.





Ao lerem o livro as crianças já tinham um certo conhecimento daquele universo o que foi muito enriquecedor.Qual não foi a minha surpresa ao ver que as crianças adoraram a música "Pierrô Apaixonado" e viviam pedindo para que eu colocasse o CD para que pudessemos cantá-la.





Foi um projeto de grande enriquecimento cultural para todos, com certeza!
Poemas inspirados na música "Conversa de Botequim" de Noel Rosa

POESIA:QUEM DIRIAS
AUTOR: Pedro Novaes Oliveira
Seu garçom me traga uma pizza
bem quentinha
e uma Coca geladinha,
Minha pizza é portuguesa
e quero uma mesa
perto da televisão
que eu vou assistir o Faustão.
POESIA:CONVERSA COM O GARÇOM
AUTORA: Letícia Schelb Reis
Seu garçom faça o favor,
de ouvir o meu pedido,
mas pegue o papel,
ele vai ser comprido.
Me traga uma pizza e uma Coca
batatas com mandioca
um copo de sorvete
e anote meu lembrete
Batatas com sal
mandioca de arraial.
A pizza de calabresa,
duas Cocas para esta mesa
Mas vá rápido!
Já terminei meu pedido!
POEMA: O que eu pedi para o garçom
AUTORA: Mª Clara A. Santos Ferreira
Uma picanha bem passada,
uma Coca
bem gelada,
De sobremesa
um petit gateu,
sobre a mesa
Chega a hora da conta
quando vi o total
pulei pra trás,
cento e noventa reais!






Nenhum comentário:

Postar um comentário