segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Gestar II - Unidade 24 - Leitura para adolescentes

Atividade 2

Texto: Conversa pra boy dormir (Leo Cunha)

Atividades:

a) Antes de mais nada, apresente sua opinião sobre o texto lido. Gostou da leitura?Saberia explicar as razões dessa opinião, favorável ou não?

R = O texto é muito bom e tem elementos descritivos e narrativos no ponto certo, sem deixá-lo cansativo e está dentro do universo do adolescente ( quarto bagunçado, presença do pai, universo literário).

b) Se gostou do texto, como pensa que poderia aproveitá-lo como leitura de sua turma?

R = Poderia aproveitá- lo para leitura e interpretação , como um gancho para avaliar o tipo de leitura preferida pela turma, investigar o papel da literatura no cotidiano dos alunos e seu contato com o mundo literário, autores e obras conhecidos e preferidos. Usando todos estes argumentos os alunos poderiam então produzir textos a respeito de sua experiência como leitores.

c) Ainda que não tenha gostado do texto, você o aproveitaria para leitura de seus alunos?

R = Gostei do texto e o indico para um trabalho com alunos na faixa na faixa de 9 a 15 anos.

Atividade 3

Questão 1
( x ) b ) apresenta vários títulos de obras importantes.

Questão 2
( x ) a) nela o narrador conta uma história sobre personagens, em certo espaço e certo tempo.

Questão 3
( x ) a) O narrador resgata a sua própria infância.

Questão 4
( x ) d) O livro de literatura faz parte de um universo cultural mais amplo.

Questão 5
( x ) c) A família leitora tem influência marcante na criação do gosto pela leitura.

Questão 6
( x ) O narrador gosta de contar histórias.

Questão 7
( x ) c) O menino sente saudade da mãe.

Questão 8
( x ) a) O narrador personagem evita confessar fragilidades suas.

Questão 9

Marque A nas atividade que você considera adequadas e I , nas que considera inadequadas:
( I ) a) Exigiria que todos lessem o livro, para, algumas semanas depois, avaliar a leitura na prova trimestral.
( I ) b) Como elemento surpresa, pediria ao melhor aluno em leitura que lesse em voz alta o texto para os colegas, em primeira mão.
( A ) c) Levaria o livro para uma turma e exploraria a capa principalmente o trocadilho do título do livro.
( I ) d) Aproveitaria o texto para ajudar o aluno a conjugar adequadamente o imperativo ou os tempos do pretérito dos verbos que aparecem no trecho.
( I ) e) Aproveitaria os títulos indicados para explicar aos alunos por que eles constituiriam a leitura obrigatória, ao longo do ano, por serem muito bons.
( I ) f) Aproveitaria os títulos para apresentar a biografia dos autores, enfatizando onde e quando nasceram.
( A ) g) Aproveitaria o título das obras para apresentar as personagens principais e o assunto de cada uma, para os alunos escolherem o que ler.

Questão 10

Das obras citadas no texto, informe:

a) Quais você conhece integralmente?

R = A Bolsa Amarela e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.

b) Quais você conhece só através de trechos de livros didáticos?

R = Os contos de Andersen e As Aventuras de Astérix.

c) Dentre os autores citados, quais você costuma sugerir para seus alunos?Justifique:

R = Todos, pois são leituras indicadas para crianças e adolescentes. Lygia Bojunga , por exemplo é uma autora premiada com o equivalente ao Nobel da Literatura Infantil com A Bolsa Amarela

2 comentários: