domingo, 2 de agosto de 2009

Culminância do Projeto Cartas - Colégio Carmo e Escola Municipal Prof.ª Carmelita Guimarães







Depois de trabalharmos a carta como gênero literário, com suas devidas características, partes e usos, os alunos do 6º ano 2 de escolaridade foram convidados a escrever uma carta para um colega, ainda incógnito, falando sobre suas características físicas e psicológicas, preferências, etc. e a fazer ao seu futuro correspondente perguntas de seu interesse.
No Instituto Nossa Senhora do Carmo, um aluno foi sorteado para ser o carteiro. Chegando de surpresa, ele distribuiu aleatoriamente as cartas. Assim, cada aluno passou a ter um correspondente fixo. Uma vez por semana eram escritas as cartas durante a aula de Língua Portuguesa e era também escolhido, em ambas as escolas, o carteiro que fazia a entrega das correspondências de modo muito criativo.
As cartas tinham às vezes tema livre e também assuntos sugeridos no programa como o que estavam estudando em História e a realização de nossa Festa Junina. Após a leitura silenciosa, os alunos faziam também uma leitura em voz alta das cartas para que pudesse ser trabalhada a oralidade e desenvoltura dos alunos.
Ao final do Projeto , no dia 30 de junho de 2009, realizou-se no Instituto Nossa Senhora do Carmo um encontro onde os correspondentes se apresentaram, passearam pelas dependências da escola e puderam interagir em uma tarde alegre através de jogos, brincadeiras e um lanche comunitário oferecido pela direção, pais e alunos do Instituto Nossa Senhora do Carmo.

Um comentário: