segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gastronomia Histórica

"Gastronomia Histórica" foi o primeiro tema estudado na área de História no 2º semestre de 2009 pelo 4º ano de escolaridade do Colégio Carmo.
Os alunos investigaram a origem de alguns alimentos que faziam parte da alimentação dos primeiros povos brasileiros: índigenas, africanos e portugueses.
Após a pesquisa foi realizado um delicioso "Lanche Cultural", onde as crianças puderam provar deliciosos alimentos.
Alguns alimentos apresentados:

. BANANA - alimento muito consumido pelos índigenas tem a sua origem na Ásia e é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo.

Foi o alimento apresentado pelos alunos: João Gabriel Alves, Bernardo Goulart, Luíza Moura e Murilo Amaral Santos.


. MANDIOCA: alimento cultivado pelos índigenas, tem sua origem na Amazônia e é utilizada no preparo de vários pratos como o bolinho que foi trazido pelo aluno Rafael Cesário e pode ser consumida cozida ou fritinha como foi apresentada pelas alunas Mª Clara Amaral e Isabela Ramos.




. DOCES DE ORIGEM AFRICANA - deliciosos doces que faziam parte do cardápio dos africanos também foram lembrados no lanche como a cocada (Letícia Schelb) e a paçoca (Felipe Bittencourt). . FRUTAS - muito consumidas pelos indígenas , as frutas até hoje fazem parte do cardápio dos brasileiros . A laranja foi apresentada pela aluna Stella Poyares e o abacaxi pelo aluno João Pedro Barroso. . GUARANÁ - De origem índigena é um arbusto originário da Amazônia. O guaraná mais consumido em todo o mundo é o Antártica . Foi o que ficamos sabendo através da apresentação do aluno Igor Paes. . RABANADA E PÃO DE QUEIJO - feitos a base de ovos estão ligados a culinária portuguesa e fazem parte do cardápio dos brasileiros, foram as delícias apresentadas pelas alunas Júlia Moreira e Mª Eduarda Motta.


Parabéns turminha pela pesquisa e pelo capricho das receitas!!!

Um comentário:

  1. Parabéns... teu nome foi muito comentado no GestarII, por teu desempenho!!!

    ResponderExcluir